top of page
Design sem nome.png

Rei Artur e seus cavaleiros reunidos na távola redonda para celebrar o Pentecostes, diante da visão do Santo Graal –  1475. De 610v folio em BNF P. 116

O Rei Arthur e a Demanda do Santo Graal: Da História à Lenda

V CURSO DE EXTENSÃO

DE 19 DE ABRIL A 03 DE MAIO

SOBRE

SOBRE

     A história do rei Arthur se desenvolve dentro de um longo espectro de tempo, que parte da Baixa Antiguidade, percorre toda a Idade Média e, ainda hoje, segue nos fascinando. É o personagem mais bem sucedido da literatura ocidental. Mas, quem foi o rei Arthur? Por que é conhecido como o "rei dos bretões"? De onde ele surgiu? Quando viveu? Que fontes deram suporte à sua história? E a Távola Redonda? E o Santo Graal? Afinal, o que é fato e o que é lenda a respeito do rei Arthur e de seu legado? Buscaremos dar respostas a essas perguntas na quinta edição da Extensão universitária promovida pelo Grupo de Estudos Medievais Vesica Piscis e pelo Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval (LAPEHME/UNIPAMPA), desta vez, com a temática “O Rei Artur e a Demanda do Santo Graal: Da História à Lenda”. O curso acontecerá nos dias 19/04, 26/04 e 03/05, às 15h, através do canal do Youtube das Extensões, tendo como palestrantes a Profa. Dra. Carlinda Fischer Mattos (VESICA PISCIS), o Pesquisador e Escritor Sérgio Luiz Gallina (VESICA PISCIS) e o Prof. Dr. Edison Cruxen (LAPEHME/UNIPAMPA). As inscrições são gratuitas e os certificados serão emitidos pela UNIPAMPA.

PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO

19/04

TERÇA-FEIRA
15H

Profª. Drª. Carlinda Fischer Mattos
(VESICA PISCIS)

 Arthur, emblema de uma cultura: sua origem, suas fontes e a apropriação de sua imagem pelos povos bretões - Séculos V a XI

 Arthur terá sido um guerreiro celta que, no século V, lutou junto aos bretões pela autonomia de seu povo e suas terras frente às invasões dos povos germanos no que hoje conhecemos por Ilhas Britânicas. Transformado em herói e depois em rei, sua imagem foi construída com o uso de elementos da cultura céltica e cristã, e empregada não apenas para estimular a coragem dos guerreiros desse momento, mas daqueles que, séculos depois, continuaram a resistir à dominação. Os registros históricos e, sobretudo, a literatura medieval são habitados pela presença dessa personagem, e pela expectativa de que, um dia, Arthur voltaria para conduzir, vitoriosamente, suas hostes novamente. Onde termina a História e onde começa a Lenda?

26/04

TERÇA-FEIRA
15H

PESQUISADOR E ESCRITOR Sérgio Luiz Gallina
(VESICA PISCIS)

 O Ingresso do Rei Arthur na Literatura Medieval - Séculos XII a XV

Na primeira metade do século XII, o clérigo galês Godofredo de Monmouth escreveu a "História dos Reis da Bretanha", onde Arthur aparece com destaque na historiografia real da Inglaterra. A seguir, começam a ser escritas as lendas e mitos da corte de Camelot, da ascensão do rei Arthur aos feitos dos Cavaleiros da Távola Redonda, de Excalibur ao Santo Graal.

03/05

TERÇA-FEIRA
15H

Prof. Dr. edison cruxen
(lapehme/unipampa)

O Rei Arthur e seus Cavaleiros nas Representações Modernas e Contemporâneas - Séculos XVI a XXI

 A lenda do rei Arthur e seus cavaleiros se perde no tempo. Muito antes de ser fixada pela primeira vez, na Idade Média, já contava com uma longa tradição oral. Durante séculos, preservou sua essência, mas também assumiu diferentes características em um processo de constante readaptação, mantendo-se presente na produção artística ocidental. Contemporaneamente, as grandes mídias, tais como cinema, séries, livros, HQs, músicas e games, apropriaram-se do rei dos bretões, permitindo que o mito continue sendo reelaborado, repensado e avidamente consumido pela nossa sociedade. Vida longa ao Rei! Esta palestra se propõe a abordar e interpretar recepções do ciclo arturiano em diversas representações modernas e contemporâneas.

EDIÇÕES ANTERIORES
WhatsApp Image 2022-02-10 at 16.39.51 (1).jpeg

edições anteriores

  A primeira edição do Curso de Extensão foi organizada em 2018 pelo Grupo de Estudos de História Medieval Vesica Piscis, em parceria com a Biblioteca Pública Municipal de Porto Alegre (BPM), intitulada Literatura e História Medieval. O evento ocorreu presencialmente nas dependências da BPM e contou com a realização de quatro palestras que propuseram a (re)leitura de uma Idade Média pouco clerical, rompendo com estereótipos e lugares comuns que povoam a perspectiva do público em geral. Através da análise de obras literárias produzidas no medievo, constituiu-se uma reflexão acerca da busca do eu individual, que ama o prazer, o sonho, a abundância e a liberdade.

    A segunda edição, em ambiente virtual, foi realizada em 2020, organizada pelo Grupo de Estudos de História Medieval Vesica Piscis, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS) e pelo Laboratório de Pesquisa e Estudos em História Medieval (LAPEHME/UNIPAMPA). A temática abordada foi “A Circulação do Saber na Idade Média, sécs. VI-XVI”, através de um ciclo de palestras composto por seis (06) encontros ocorridos na plataforma ZOOM. O evento objetivou propor uma reflexão acerca da difusão do conhecimento, oral e escrito, entre Ocidente e Oriente, por meio de obras traduzidas e escritas por monges, clérigos, amantes do saber, por sua vez, obras cantadas e propaladas entre vilas, aldeias e castelos.

    A terceira edição, também em ambiente virtual, foi promovida em 2021 pelo Grupo de Estudos de História Medieval Vesica Piscis, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS) e o Laboratório de Pesquisa e Estudos em História Medieval (LAPEHME/UNIPAMPA). Na ocasião o evento trouxe como temática “A Universidade Medieval: A Institucionalização do Saber”. Em seis (06) encontros, transmitidos ao vivo pelo canal do Curso de Extensão no YouTube, foi proposto um espaço de reflexões acerca da importância da institucionalização do saber, na Idade Média ocidental, a partir da criação das Universidades e o grande impacto transformador que estas instituições representaram para a sociedade europeia nos séculos XII e XIII.  

   A quarta edição, também em ambiente virtual, promovida no segundo semestre de 2021 pelo Grupo de Estudos de História Medieval Vesica Piscis, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS) e o Laboratório de Pesquisa e Estudos em História Medieval (LAPEHME/UNIPAMPA). O evento trouxe como temática “A Intelectualidade Feminina na Idade Média (Séc. XI ao XVI)”, o ciclo de palestras por composto de seis encontros propondo um espaço de reflexões acerca da importância da intelectualidade feminina, na Idade Média ocidental a partir da exploração e análise da produção de conhecimento, em diferentes áreas, de quatro períodos distintos: Trotula de Ruggiero, século XI; Hildegard Von Bingen, século XII; Christine de Pizan, século XV e Tereza de Ávila, século XVI.

PALESTRAS ANTERIORES

PALESTRAS ANTERIORES

CICLO DE PALESTRAS "LITERATURA E HISTÓRIA MEDIEVAL"

17.11.2018

"Romances de cavalaria e o nascimento da individualidade, séculos XII e XIII, diversos autores"

 

- Prof. Dr. Demétrio Paz (UFFS)

01.12.2018

"O país da Cocanha: a antítese da Guerra, Peste, Fome e Privação, a partir de um documento  do século XIII"

- Prof. Dr. Edison Bisso Cruxen (UNIPAMPA)

24.11.2018

"Narciso e a busca pelo Eu no romance "NARCISSE",  do século XII, de autor anônimo"

- Profª. Drª. Carlinda Maria Fischer Mattos  (Vesica Piscis)

08.12.2018

"Pequenas Fábulas Medievais, séculos XIII e XIV"

- Pesquisador/Escritor Sérgio Luiz Gallina (Vesica Piscis)

A CIRCULAÇÃO DO SABER NA IDADE MÉDIA, SÉCS. VI-XVI

07.07.2020

"A Casa da Sabedoria"

- Pesquisador/Escritor Sérgio Luiz Gallina (Vesica Piscis)

21.07.2020

"Sobre Amar na Idade Média: As cansos de Guilherme IX, Durque de Aquitânia"

- Prof. Dr. Nilton Mullet  Pereira (UFRGS)

04.08.2020

"A Contribuição do Islã Medieval para a Ciência"

- Profª. Drª. Cybele Crosseti de Almeida (UFRGS)

14.07.2020

"Centros de Saber na Europa Ocidental, Séculos VI e XI: Astronomia e Medicina"

- Profª. Drª. Carlinda Maria Fischer Mattos  (Vesica Piscis)

28.07.2020

"Circulação de Tecnologias Construtivas na Arquitetura Militar Medieval: Oriente-Ocidente (séculos XII-XIII)"

- Prof. Dr. Edison Bisso Cruxen (UNIPAMPA)

14.08.2020

"Sapiens Dominabitur Astris: Um Panorama das Artes Mágicas nos Séculos XV e XVI"

- Prof. Dr. Francisco de Paula de Mendonça Júnior (UFSM)

A UNIVERSIDADE MEDIEVAL: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SABER

04.05.2021

"Universidades Medievais: Origens no Renascimento Urbano e Cultural e nas Corporações de Ofício"

- Prof. Dr. Jorge Alberto Rosa (UFRGS)

18.05.2021

"A Universidade de Paris do Século XIII: O Auge da Escolástica"

- Pesquisador/Escritor: Sérgio Luiz Gallina (Vesica Piscis)

01.06.2021

"A Presença das Armas como um dos Elementos de Reconhecimento das Liberdades Urbanas, na França Medieval"

- Profª Me. Rita de Cássia Boeira Campos (Estácio de Sá)

11.05.2021

"O Movimento das Traduções no século XII e o Surgimento de Escolas e de Novos Centros de Saber"

- Profª. Drª. Carlinda Fischer Mattos (Vesica Piscis)

25.05.2021

"O Pensamento Político de Dois Mestres Universitários: Santo Tomás de Aquino e Marsílio de Pádua"

- Prof. Dr. Sérgio Ricardo Strefling (UFPel)

08.06.2021

"A Universidade de Coimbra: O Estudo Geral do Reino de Portugal (Séc. XIII)"

- Prof. Dr. Edison Cruxen (UNIPAMPA)

A INTELECTUALIDADE FEMININA NA IDADE MÉDIA, SÉC. XI-XVI

05.10.2021

"Heroínas, vilãs, mulheres"

- Profª. Drª. Cybele Crosetti de Almeida (UFRGS)

13.10.2021

"Trotula di Ruggiero: uma abordagem holística da saúde e das práticas médicas na Salerno do século XI"

- Profª. Drª. Karine Simoni (UFSC)

19.10.2021

"Hildegarda de Bingen e a medicina natural"

- Profª. Drª. Maria Cristina Martins (UFRGS)

01.11.2021

"Chistine de Pizan (XIV-XV): Intelectualidade, sabedoria e pioneirismo"

- Profª. Drª. Luciana Eleonora de Freitas Calado Deplagne (UFPB)

26.10.2021

"Em defesa de Eva, o feminino em Hildegarda de Bingen"

- Profª. Drª. Mirtes Emília Pinheiro (SEDUC-Contagem/MG)

09.11.2021

"A mulher como sujeito de conhecimento: Teresa D'Ávila e alguns paradoxos da experiência corporal"

- Profª. Drª. Mariana Paolozzi (UFSC)

CONTATO

Realização:

bottom of page