top of page
WhatsApp_Image_2021-02-25_at_16.09.37-removebg-preview.png

O Grupo Vesica Piscis se dedica a divulgação de temas relacionados aos estudos do Período Medieval. Suas atividades, configuradas na promoção de ciclos de palestras, estão voltadas a atender tanto o público acadêmico como leigo. A intersecção representada no símbolo do Vesica Piscis explicita o empenho do grupo em fazer o conhecimento histórico produzido dentro das universidades transpor os muros da academia. Criado em 2018, é coordenado por três medievalistas (Dra. Carlinda Mattos; Prof. Dr. Edison Cruxen e Pesquisador/Escritor Sérgio Gallina) e conta com o apoio e participação de professores convidados de diversas instituições de ensino superior. Mantendo seu foco, principalmente, nos temas relacionados ao conhecimento, saberes e fazeres da Idade Média o Vesica Piscis, junto com seus parceiros, promove dois ciclos de palestras por ano.

Recentemente a Dra. Carlinda Mattos teve seu livro "Pedras, Plantas e Animais as Formas de Classificar os Seres, no Lapidário de Afonso X, o Rei Sábio (1221 - 1284)", publicado pela Appris editora. 

      Em meados do século XIII, o Infante Afonso torna-se rei de Leão e Castela. Por formação, trata-se de um rei culto, que manifesta intenso interesse pelo comportamento dos astros no céu, pela vida dos animais, pelas virtudes de pedras e plantas; conhece o latim, elabora leis, importa-se com a História de seu reino. Afonso X (1252 – 1284) manda compor várias obras e traduzir outras tantas, do árabe para o castelhano, algumas para o latim, tendo merecido, portanto, a alcunha de Sábio.

          Entre os vários documentos que manda traduzir perfila-se o Lapidário, que reúne 360 pedras, cada qual cunhada pelo influxo de uma estrela no céu. A maneira como as pedras são descritas, bem como a forma como se relacionam com outros seres, nos dão a oportunidade de perguntar ao texto de que forma os seres, na sua diversidade, eram vistos e apreciados na época em que ele é traduzido, em Castela, em 1250. Pensar em como as pedras, na qualidade de remédios ou amuletos, agem sobre o corpo supõe uma ideia acerca da maneira como este funciona, que relações estabelece com seu entorno.

        Convidamos os leitores a mergulhar nesse mundo medieval, que via a natureza com lentes consideravelmente diferentes das nossas, na obra em questão.

tentativa (6).png

Para adquirir o livro no site da Appris editora basta clicar na imagem acima, não esqueça de usar o cupom de desconto PEDR20.

Carlinda Maria Fischer Mattos é doutora em História, com ênfase em Cultura e Representações, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fez estágio de doutorado na Université Denis Diderot (Paris 7), em Paris, França, sob orientação da doutora Maake Van der Lugt, ligada ao Groupe d’Anthropologie Scolastique (GAS)/École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Atualmente, desenvolve pesquisa em História Medieval, com ênfase em Ciência Medieval. O foco dessa atividade recai sobre a maneira como os homens do período medieval entendiam e explicavam os fenômenos naturais, a organização do corpo e sua relação com os demais seres. É cofundadora e membro atuante do Grupo de Estudos Medievais Vesica Piscis, já coordenou o GT de Estudos Medievais do Rio Grande do Sul.

*

logo_lapehme-removebg-preview (1).png

O Laboratório de Pesquisas e Estudos de História Medieval (LAPEHME), pertencente ao Curso de História-Licenciatura, do Campus Jaguarão, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), foi criado e se mantem em atividade desde 2014. Apresenta como objetivo orientar o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), realizados na área de História Medieval e promover atividades acadêmicas destinadas à formação complementar de seus integrantes, mas abertas a todo público interessado (Cine Debate, Grupo de Leitura, Ciclo de Palestras e Exposições).   O LAPEHME conta com a participação ativa de discentes, de diferentes semestres do Curso de História, que desenvolvem pesquisas individuais sob orientação do Prof. Dr. Edison Cruxen (Coordenador). Os participantes se engajam na concepção, organização e promoção das atividades realizadas pelo Laboratório, que conta com Projeto de Pesquisa registrado junto a UNIPAMPA, denominado “Livrai-nos do Mal: Estudos sobre Demônio, Inferno, Heresia, Paganismo e Bruxaria nas Idades Média e Moderna”.

bottom of page