top of page

ORGANIZADORES

logo_lapehme-removebg-preview (1).png

   O Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval (LAPEHME), pertencente ao Curso de História-Licenciatura, do Campus Jaguarão, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), está em funcionamento desde 2014 e objetiva a formação complementar dos/as discentes através da produção de atividades acadêmicas. O LAPEHME desenvolve o Projeto de Pesquisa “Livrai-nos do Mal: Estudos sobre Demonologia, Bruxaria, Heresia e Paganismo nas Idades Media e Moderna”, que acolhe os interesses de pesquisas de parte de seus discentes integrantes. Entretanto, os temas de investigação não estão circunscritos obrigatoriamente a este espectro, acolhendo outras propostas temáticas.

    O laboratório possibilita a integração dos discentes do Curso de História da UNIPAMPA com discentes, pesquisadores e docentes de outras instituições brasileiras, disponibilizando uma formação acadêmica complementar atualizada e diversificada. Enquanto um Laboratório de uma instituição de ensino superior que se encontro no interior do Estado do Rio Grande do Sul, a oportunidade de superar fronteiras e interagir com colegas e professores de outras Universidades, se apresenta como um importante fator de ampliação de horizontes na constituição dos estudos e pesquisas.

     Atualmente o LAPEHME conta com a participação ativa de cinco discentes, de diferentes semestres do Curso de História, que desenvolvem pesquisas individuais sob orientação do Prof. Dr. Edison Cruxen (Coordenador). Os participantes se engajam na concepção, organização, promoção e realização das atividades do Laboratório. O Laboratório funciona com encontros semanais de orientação para discentes que estão no período de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e encontros quinzenais para os/as demais. Objetiva-se com as orientações e envolvimento nas atividades promovidas o desenvolvimento da capacidade de pesquisa dos discentes, exercitando potencialidades vinculadas a busca e organização de fontes, leitura, interpretação, debate e produção textual. 

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Logo gt preto.png

O GT de História Antiga da ANPUH/RS, GTHA-RS, foi criado em 20 de dezembro de 2000, pelos Profs. Drs. Anderson Zalewski Vargas, Fábio Vergara Cerqueira, Francisco Marshall, Kátia Maria Paim Pozzer e Margareth Marchiori Bakos. Tal iniciativa foi consonante com a organização do GT em âmbito nacional, decidida na XX Reunião Anual da ANPUH, realizada em Florianópolis em julho de 1999. Visava-se com isso o fortalecimento da área através da maior inserção no âmbito acadêmico dos profissionais de História. Além de propiciar desenvolvimento intelectual, as atividades do GTHA-RS permitem a integração necessária para que o mesmo se insira de forma ativa no panorama acadêmico estadual e nacional. Esse objetivo é perseguido através da participação de seus membros em todas as iniciativas nos diversos campos do conhecimento humanístico, pertinentes às Antiguidades, bem como por meio do apoio e da promoção de atividades específicas por parte do grupo. O GTHA-RS também atua através da proposição de atividades científicas e de divulgação como eventos acadêmicos, palestras e cursos de extensão, visando tornar acessível à sociedade o conhecimento sobre a Antiguidade no Brasil.

70253.png
  • Instagram
bottom of page