top of page
Extensão, anuncio _edited.jpg

Edições anteriores

A primeira edição do Curso de Extensão foi organizada em 2018 pelo Grupo de Estudos de História Medieval Vesica Piscis, em parceria com a Biblioteca Pública Municipal de Porto Alegre (BPM), intitulada Literatura e História Medieval. O evento ocorreu presencialmente nas dependências da BPM e contou com a realização de quatro palestras que propuseram a (re)leitura de uma Idade Média pouco clerical, rompendo com estereótipos e lugares comuns que povoam a perspectiva do público em geral. Através da análise de obras literárias produzidas no medievo, constituiu-se uma reflexão acerca da busca do eu individual, que ama o prazer, o sonho, a abundância e a liberdade.

A segunda edição, em ambiente virtual, foi realizada em 2020, organizada pelo Grupo de Estudos de História Medieval Vesica Piscis, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS) e pelo Laboratório de Pesquisa e Estudos em História Medieval (LAPEHME/UNIPAMPA). A temática abordada foi “A Circulação do Saber na Idade Média, sécs. VI-XVI”, através de um ciclo de palestras composto por seis (06) encontros ocorridos na plataforma ZOOM. O evento objetivou propor uma reflexão acerca da difusão do conhecimento, oral e escrito, entre Ocidente e Oriente, por meio de obras traduzidas e escritas por monges, clérigos, amantes do saber, por sua vez, obras cantadas e propaladas entre vilas, aldeias e castelos.

A terceira edição, também em ambiente virtual, foi promovida em 2021 pelo Grupo de Estudos de História Medieval Vesica Piscis, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS) e o Laboratório de Pesquisa e Estudos em História Medieval (LAPEHME/UNIPAMPA). Na ocasião o evento trouxe como temática “A Universidade Medieval: A Institucionalização do Saber”. Em seis (06) encontros, transmitidos ao vivo pelo canal do Curso de Extensão no YouTube, foi proposto um espaço de reflexões acerca da importância da institucionalização do saber, na Idade Média ocidental, a partir da criação das Universidades e o grande impacto transformador que estas instituições representaram para a sociedade europeia nos séculos XII e XIII.  

A quarta edição, também em ambiente virtual, promovida no segundo semestre de 2021 pelo Grupo de Estudos de História Medieval Vesica Piscis, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS) e o Laboratório de Pesquisa e Estudos em História Medieval (LAPEHME/UNIPAMPA). O evento trouxe como temática “A Intelectualidade Feminina na Idade Média (Séc. XI ao XVI)”, o ciclo de palestras por composto de seis encontros propondo um espaço de reflexões acerca da importância da intelectualidade feminina, na Idade Média ocidental a partir da exploração e análise da produção de conhecimento, em diferentes áreas, de quatro períodos distintos: Trotula de Ruggiero, século XI; Hildegard Von Bingen, século XII; Christine de Pizan, século XV e Tereza de Ávila, século XVI.

A quinta edição se manteve em ambiente virtual, promovida no primeiro semestre de 2022 pelo Grupo de Estudos de História Medieval Vesica Piscis e o Laboratório de Pesquisa e Estudos em História Medieval (LAPEHME/UNIPAMPA). Teve como temática "O Rei Arthur e a Demanda do Santo Graal: Da História à Lenda", o ciclo de palestra foi composto por três atividades, realizadas de forma semanal entre os dias 19 de abril e 3 de maio. E buscou responder os questionamentos: quem foi o rei Arthur? Por que é conhecido como o "rei dos bretões"? De onde ele surgiu? Quando viveu? Que fontes deram suporte à sua história? E a Távola Redonda? E o Santo Graal? Afinal, o que é fato e o que é lenda a respeito do rei Arthur e de seu legado? Explorando de forma ampla este que é um dos personagens mais bem sucedidos da literatura ocidental desde a Idade Média.

bottom of page