top of page

05 A 07 DE OUTUBRO DE 2020

ONLINE

III SEMANA INFERNAL

MAGIA: PROBLEMAS, FONTES, E REFLEXÕES HISTORIOGRÁFICAS

Inscrição para Ouvintes

Inscrição para Comunicadores

I Semana Infernal

A I Semana Infernal ocorreu entre os dias 12 e 14 de Novembro de 2018, no Auditório da FAE, no prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). O evento ocorreu a convite da Profa. Dra. Carolina Kesser (PPGH), coordenadora do Laboratório de Estudos de Cerâmica Antiga da UFPEL e foi idealizado pelo Prof. Dr. Edison Cruxen (UNIPAMPA/Jaguarão), coordenador do Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval (LAPEHME). O evento esteve organizado em: Uma palestra: “A Construção Imagética do Demônio no Medievo Ocidental (12/11/18)”; uma oficina: “O Demônio e a Pedagogia do Medo no Medievo Ocidental” (13/11/18) e um cine debate, dentro do projeto Pipoca Clássica/LECA, com o filme “O Auto da Compadecida” (Guel Arraes, 2000).

​

As atividades organizadas pelos professores Carol Kesser (LECA) e Edison Cruxen (LAPEHME), tiveram por objetivos:

​

A) Pensar de que forma a Igreja Romana medieval utilizou ideologicamente o medo ao Demônio e a eterna danação no Inferno como instrumento de poder;
B) Compreender a construção da imagem do Demônio no Ocidente Medieval e suas raízes na Antiguidade, bem como suas transformações através do tempo;
C) Entender o Demônio medieval enquanto “cão pastor” do Senhor e, ao mesmo tempo, “lobo” que devora as “ovelhas” desgarradas do “santo rebanho”.

​

Programação:
12.11.2018 – MINICURSO: A construção imagética do Demônio no Medievo Ocidental: “O Diabo ganha corpo”
14.11.018 – PALESTRA: O Demônio e a Pedagogia do Medo a serviço da Igreja Católica Medieval.
13.11.2018 – PIPOCA CLÁSSICA ESPECIAL: O auto da Compadecida (2000, 104 min, Dir. Guel Arraes).

II Semana Infernal

Entre os dias 28 e 30 de Outubro acontecerá, no Campus Jaguarão, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), o Ciclo de Palestras II Semana Infernal, dando continuidade ao evento realizado pela primeira vez em 2018, na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), promovido pelo Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga (LECA-UFPel), com apoio do Programa de Pós Graduação em História (PPGH UFPEL).

Este Ciclo de Palestras é mais uma atividade organizada pelo Projeto de Pesquisa “Livrai-nos do Mal”: Estudos sobre Demonologia, Bruxaria, Heresia e Paganismo nas Idades Média e Moderna, vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Estudos em História Medieval (LAPEHME), do Curso de História, do Campus Jaguarão.

​

Contemporaneamente, temas relacionados a bruxaria, heresias e persistências de crenças pagãs na cristandade medieval e moderna tem ganho cada vez mais destaque na historiografia. Muito além de simplesmente despertarem o interesse do imaginário popular, tratam-se de objetos de pesquisa que remetem a formação de grupos marginais. Pessoas que podiam ser perseguidas e exterminadas pelas autoridades civis e religiosas, sem que ninguém levantasse a voz para protege-las. Ao longo da História a necessidade de criação de “bodes expiatórios” sempre foi uma constante para as estruturas de poder. Quem foram as bruxas e os hereges? Como o paganismo pré-cristão persistiu milênios dentro da cristandade? Por que estudar historicamente a concepção do Diabo e do Inferno como instrumento de controle social? De que forma estas categorias, aparentemente tão distantes de nossa realidade, podem nos fazer pensar nossa sociedade? Estas são questões que a II Semana Infernal se propõe a debater através das palestras de seus convidados.

​

Duas mesas de apresentação de pesquisas de discentes integrantes do LAPEHME:
– Adrienne Cardoso e Leticia Asami Makino
– Wallyssom Dombrosk e Maria Eduarda Franco

​

Palestrantes:
– Prof. Dr. Edison Cruxen (UNIPAMPA)
– Mestranda Carolina Suriz (UFRGS)
– Doutoranda Amanda Basílio (UFPEL)
– Profa. Dra. Carolina Kesser (UPFEL)
– Prof. Dr. Francisco Mendonça Jr. (UFSM)

bottom of page