05 A 07 DE OUTUBRO DE 2020
ONLINE
III SEMANA INFERNAL
MAGIA: PROBLEMAS, FONTES, E REFLEXÕES HISTORIOGRÁFICAS
Laboratórios Infernais
LAPEHME
​
​
VIRTU
​
LECA
​
​
​
Laboratórios Parceiros:
Organizadores Infernais
Carolina Kesser Barcellos Dias
Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1998), mestrado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo - USP (2003), doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2009), pós-doutorado em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2012), e pós-doutorado em História pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Atualmente é coordenadora e pesquisadora-associada do Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga (LECA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), professora permanente no Programa de Pós Graduação em História, da Universidade Federal de Pelotas (PPGH-UFPel), e pós-doutoranda (bolsista PNPD) no PPGH-UFPel.
Edison Bisso Cruxen
Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015); Graduado em História (Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999); Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001); Especializado em Patrimônio e Bens Culturais pelo Museu Arqueológico Nacional de Madrid ? Espanha (2001-2002). Desenvolveu pesquisas e trabalhos de campo pela Faculdade de Letras, Área História, Especialidade Arqueologia Medieval na Universidade de Coimbra ? Portugal (2003-2007). Professor do Centro Universitário Metodista - Porto Alegre, RS (2007-2011). Professor das Faculdades Porto Alegrense - FAPA (2011-2012). Em Fevereiro de 2013 tomou posse como Professor do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA - Campus Jaguarão). Tem desenvolvido pesquisas na área de História Medieval atuando principalmente nos seguintes temas: Formação das Fronteiras Medievais na Península Ibérica; Evolução da Arquitetura Militar Medieval na Península Ibérica e História Militar Medieval. Realizou estudos e pesquisas, referentes ao medievo, em Israel (junto a Tel Aviv University - 98, 99 e 2000, ), Espanha (2001-2002), Portugal (2003 - 2007), Marrocos (junto ao Centro de Estudios Ceuties - 2004-2005), Itália (junto ao Ministério de Bens Culturais da Calábria - 2008) e França (junto a École des Hautes Études en Sciences Sociales - 2017) .
​
​
​
Francisco de Paula de Mendonça Junior
possui graduação em História (2005) pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado (2009) e doutorado (2014) em História e Culturas Políticas pela mesma universidade, com a realização de estágio sanduíche na Université Paris-Est Créteil. Já atuou como analista de gestão, proteção e restauro do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Tem experiência na área de pesquisa em História, com ênfase em História Medieval, História do Renascimento, História do Esoterismo e História Política. É membro da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM). Atualmente ocupa o cargo de codiretor do Centro de Estudios sobre el Esoterismo Occidental de la UNASUR (CEEO-UNASUR), grupo de pesquisas afiliado a ESSWE (European Society for the Study of Western Esotericism). Dirige também a Revista Melancolia, vinculada ao CEEO-UNASUR. Desde 2019, é membro da Cátedra UNESCO-UFMG "Territorialidades e Humanidades: a Globalização das Luzes". É professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde fundou e dirige o Virtù - Grupo de História Medieval e Renascentista.
​
​
​
Estagiários Infernais
Adrienne Peixoto Cardoso
Licenciada em História/Unipampa, Secretária do LAPEHME
Concepção e Produção do Site/ Divulgação do Evento
​
Wallyson de Barros Dombroski
Graduando em História/Unipampa, Secretário do LAPEHME
Concepção e Produção do Site/ Divulgação do Evento
​
Gabriela Pereira da Silva
Graduanda em História/UFSM, Integrante do Virtù
Divulgação do Evento
​
Augusto Machado Rocha
Mestrando na UFSM/Integrante do Virtù
Divulgação do Evento